« Home 

segunda-feira, dezembro 05, 2005 

O Patrono

O título deste blogue é uma homenagem a um vulto pouco apreciado da literatura latina- o hispânico Marcial. De seu nome completo, Marco Valério Marcial.
A força e o sucesso da sua poesia enquanto viveu, explica o insucesso e relativo esquecimento a que, depois da sua morte, foi votado.
Para os seus contemporâneos, os breves e contundentes epigramas de Marcial tinham a vida das coisas presentes e imediatamente identificáveis.
Podiam ser a anedota do dia ou o retrato da semana, mas retidos pela memória popular, no seu conteúdo, breve e lapidar, pareciam tão naturais que se julgariam nascidos do senso comum de todos os romanos que os repetiam e não saídos da mente e da pena de um autor em concreto.
Se, facilmente, se retinha o seu conteúdo, ainda mais espontaneamente se esquecia o seu autor.
Os textos a que se pretende dar guarida neste blogue, nestes primeiros anos do século vinte e um, vão procurar ter como modelo e inspirador esse Marcial da segunda metade do século um da nossa era.
Alguns deles serão apenas a transcrição de poemas de Marcial. Outros serão a sua glosa, a sua imitação ou a sua continuação histórica nos mesmos ou noutros moldes.
Sabemos que os primeiros serão sempre mais valiosos do que os segundos. Mas também temos a certeza que os segundos não serão menos autênticos que os primeiros.

Epigrama

↑ Grab this Headline Animator

Acerca de mim

  • I'm Dsousa
  • From Angra, Açores, Portugal
  • Sou Dsousa quando blogo e muitas outras coisas e nomes quando não blogo.

Previous posts

As Minhas Ligações

    Epigrama

    ↑ Grab this Headline Animator

  • Blogger Templates
  • O Vent(ilha)dor
  • Álamo Esguio
  • Add to Technorati Favorites Subscreve no teu reader

    Subscreve o Epigrama

    I heart FeedBurner

Desenvolvido por Blogger
e Blogger Templates