« Home | Os "tios" de Augusto Gomes (VII) O "Tio Tenente" » | EU ou TU? TU e EU? » | As duras"lições de vida" de Curvo Semedo (VII) » | droga de jornalismo! » | Metade do país ou todo o mundo ? » | As "lições de vida" de Curvo Semedo (VI) » | Taxa quê?! » | Darwinismo estelar » | Um Ensaio e Uma Bandeira » | As "lições de vida" de Curvo Semedo (V) » 

sexta-feira, dezembro 22, 2006 

A Quadra Perfeita

Confesso-me obcecado pela ideia de dar a possível continuidade a este tema da quadra perfeita.
Falo em possível continuidade, porque ponho de parte, em absoluto, a hipótese de tentar, eu próprio, rabiscar uma quadra que se aproxime deste modelo.
Falta-me tudo para me dar à ousadia de sequer tentá-lo. Experiência, inspiração, talento.
Mas não desisto de procurar outros exemplos, entre a numerosa produção poética da literatura portuguesa.
Embora sem referir todos os atributos da quadra de José Gomes Ferreira que, dias atrás, no Ventilhador apresentei como modelo, convém deixar claro que me circunscrevo a quadras de 5 sílabas e com todas as combinações de rima possível, a chamada redondilha menor.
Como esta, justamente considerada exemplar, de Fernando Pessoa:


Com que ânsia tão raiva
Quero aquele outrora!
E eu era feliz? Não sei:
Fui-o outrora agora.



Nota final: Os mais atentos (poucos, pouquísimos, claro) hão-de notar que o próprio Gomes Ferreira faz uma citação indirecta desta quadra, na carta a Fernando Lopes Graça.

Epigrama

↑ Grab this Headline Animator

Acerca de mim

  • I'm Dsousa
  • From Angra, Açores, Portugal
  • Sou Dsousa quando blogo e muitas outras coisas e nomes quando não blogo.

As Minhas Ligações

    Epigrama

    ↑ Grab this Headline Animator

  • Blogger Templates
  • O Vent(ilha)dor
  • Álamo Esguio
  • Add to Technorati Favorites Subscreve no teu reader

    Subscreve o Epigrama

    I heart FeedBurner

Desenvolvido por Blogger
e Blogger Templates