« Home | A Imagem da obra do Patrono » | O PatronoO título deste blogue é uma homenagem a u... » 

segunda-feira, dezembro 05, 2005 

A Mensagem do Patrono Marcial



Espero ter seguido, nos meus escritos, tal comedimento que deles não possa queixar-se quem quer que tenha um bom conceito de si próprio.
Eles gracejam de modo a salvaguardar o respeito até pelas pessoas mais humildes.
Respeito esse que faltou aos autores antigos, a ponto de abusarem não somente de nomes verdadeiros, mas até de grandes nomes.
Que a fama me custe menor preço e o espírito mordaz seja a última coisa a ser apreciada em mim.
Fique bem longe da inocuidade dos meus gracejos o glosador maligno e não se substitua ao autor dos meus epigramas.
Procede indignamente quem mostra talento à custa de um livro alheio.
A sinceridade brejeira das palavras, isto é, a linguagem dos epigramas, dela me escusaria, se fosse apenas meu o exemplo. Mas, assim escreveram muitos outros antes de mim, como Catulo que atacou o próprio Júlio César. E assim escreve qualquer um que quer ser lido de fio a pavio.
Se alguém quer parecer tão austero que, junto dele, em nenhuma página, é lícito falar latim autêntico, pode contentar-se com a introdução, ou, antes, com o título.
Os epigramas são escritos para aqueles que costumam ver as Florais.
Não entre Catão no meu teatro, ou, se entrar, que seja espectador!
Acho que estou no direito de encerrar este preâmbulo com alguns versos:

Se conhecias o culto grato à jocosa Flora,
os divertidos gracejos e a licenciosidade do vulgo,
porque vieste, Catão severo, ao teatro?

Ou terás entrado, só para mostrares a toda a gente que saíste?

Epigrama

↑ Grab this Headline Animator

Acerca de mim

  • I'm Dsousa
  • From Angra, Açores, Portugal
  • Sou Dsousa quando blogo e muitas outras coisas e nomes quando não blogo.

As Minhas Ligações

    Epigrama

    ↑ Grab this Headline Animator

  • Blogger Templates
  • O Vent(ilha)dor
  • Álamo Esguio
  • Add to Technorati Favorites Subscreve no teu reader

    Subscreve o Epigrama

    I heart FeedBurner

Desenvolvido por Blogger
e Blogger Templates