« Home | A Mensagem do Patrono Marcial » | A Imagem da obra do Patrono » | O PatronoO título deste blogue é uma homenagem a u... » 

segunda-feira, dezembro 05, 2005 

Anotações à Mensagem do Patrono


Venus


Para melhor enquadramento da mensagem do Patrono, que nos chega dos longínquos anos 80 da nossa era, justificam-se algumas breves anotações.

Serão apenas três.
  1. A primeira, sobre a ironia subjacente ao texto de Marcial que é, todo ele, um bem trabalhado eufemismo. Marcial está, claramente, a "dourar a pílula" que se prepara para ministrar aos seus pacientes.
    Sobre esse mesmo tema ele fará, como se terá ocasião de ver, outras divagações bem mais consentâneas com a contundência dos seus impiedosos epigramas.
  2. A segunda é sobre a expressão "falar latim autêntico" ("latine loqui"), à letra, "falar latinamente", como quando nós dizemos, "portuguêsmente falando"... ou seja, "sem papas na língua", para usar outra expressão bem portuguesa.
  3. Finalmente, as Florais e o episódio de Catão.
    As Florais, que vieram a dar os nossos inocentes e literários "jogos florais", se, porventura tinham alguma coisa de literário, não tinham nada de "inocente", no sentido de recatado ou pudico.
    Pelo contrário, eram ritos ligados à fertilidade muito realisticamente "mimados", isto é, imitados e representados, envolvendo mesmo a "mimarum nudatio", isto é, a desnudação das actrizes.
    Como se vê, o moderno "stripe-tease" só tem de moderno... a sua designação.

Quanto a Catão, foi numa dessas representações que, ao que conta a história, por respeito pela proverbial austeridade de Catão, as actrizes não se despiram.

Catão, percebendo que a sua presença privava os espectadores dessa aguardada parte do espéctaculo, retirou-se. O que lhe mereceu estrondosa ovação da assistência. E, agora, o remoque de Marcial. Afinal, Catão, não foi para ver. Mas para ser visto.

Os outros que admirem a austeridade de quem não quer ver.

Marcial desvenda o exibicionismo de quem tudo fez para ser visto.

Digamos que é uma boa lição prática sobre a utilidade da ironia.

Desvenda a outra face, normalmente, oculta ou ocultada, da realidade humana e social.

Epigrama

↑ Grab this Headline Animator

Acerca de mim

  • I'm Dsousa
  • From Angra, Açores, Portugal
  • Sou Dsousa quando blogo e muitas outras coisas e nomes quando não blogo.

As Minhas Ligações

    Epigrama

    ↑ Grab this Headline Animator

  • Blogger Templates
  • O Vent(ilha)dor
  • Álamo Esguio
  • Add to Technorati Favorites Subscreve no teu reader

    Subscreve o Epigrama

    I heart FeedBurner

Desenvolvido por Blogger
e Blogger Templates