Dos Danos do Leite
Era a seguinte, a curiosa opinião sobre o leite, que, o reputado cirurgião luso-brasileiro, do sec. XVIII, Luís Gomes Ferreira defendia na sua obra, O Erário Mineral:
"O leite, sendo na estimação de muitos um bom prato, é na verdade muito prejudicial à saúde; porque a primeira cousa que faz a quem o continua, é tirar-lhe e extinguir-lhe a vontade de comer; a segunda é fazer obstruções, e introduzir flatos e outras várias queixas procedidas das tais obstruções; a terceira é introduzir más cores: queixas tão custosas de curar, como penosas a quem as padece; e para bem se perceber o que é o leite, façam a seguinte observação.
Quando mungirem as vacas, lancem sempre o leite em uma panela, e no discurso (sic) de poucas semanas vão ver a tal panela por dentro, e verão que, se for vidrada, estará o vidro em algumas partes comido, e no barro seus buracos; e se a panela não for vidrada, serão os buracos maiores; tudo procedido da malignidade dele...".
Luís Gomes Ferreira nasceu em São Pedro de Rates. Estudou cirurgia no Hospital Real de Todos os Santos, em Lisboa, onde recebeu carta de cirurgião em 1705. Viajou para o Brasil. Depois de permanecer algum tempo na Bahia, transferiu-se em 1710 para a região mineira, onde por duas décadas praticou a medicina e coligiu dados que usaria na composição de seu livro "Erário Mineral", publicado em 1735
Nota: Curiosamente (ou não) trata-se do mesmo tipo de experiência que , hoje, muita gente recomenda para comprovar os malefícios da Coca Cola.