Ainda...mais coragem à portuguesa (III)
Estas três cópias reproduzem o texto manuscrito da resposta de Ramiro Valadão, então Presidente da RTP, ao solene raspanete de Marcelo Caetano, Presidente do Governo, por causa de um àparte do apresentador do telejornal da RTP à leitura de uma nota da Ex-Pide, Direcção Geral de Segurança, sobre um atentado em Alcântara.
Note-se que o àparte, no dizer do próprio Marcelo, nem foi crítico, nem desrespeitoso, nem negativo. Foi apenas "despropositado" ou inoportuno, segundo o juízo ministerial.
Apesar disso, nem sequer é indispensável conhecer o conteúdo da resposta de Ramiro Valadão para perceber o seu teor de desculpa, balbuciada, gaguejada, rasurada, recortada, emendada que o seu aspecto gráfico facilmente denuncia.
Por agora, fiquemo-nos pelo aspecto.
Mas garanto que o seu conteúdo não é menos atento, venerador e obrigado.
Já o veremos, a seguir.
Olá,
Eu sou aluno do 1º ano de Ciências da Comunicação da FCSH da UNL e estou a fazer um trabalho sobre a Televisão em Portugal durante o Estado Novo, juntamente com mais duas colegas. Estes documentos que mostram a interacção entre Ramiro Valadão e Marcello Caetano e que apresenta no seu blog seriam muito importantes para o nosso trabalho, mas acontece que não os conseguimos visualizar numa nova janela e num formato maior. Se nos pudesse disponibilizar estas imagens, bem como indicar a sua fonte, seria uma simpatia da sua parte, e nós agradeceríamos. Como a data da apresentação do trabalho é já nesta próxima semana -4ªfeira-estamos com alguma pressa, e se pudesse enviar-nos antes dessa data nós ficar-lhe-íamos imensamente agradecidos.
Aguardo por isso por uma resposta sua,
Atenciosamente,
André Oliveira
Actualizado por André Cunha Oliveira | 2:33 da tarde