Coragem à Ramiro...com os subordinados
Pelo que aqui fica refere-se romagens; donde se pode concluir que as instruções dadas incluem as duas romagens ao cemitério do Alto de S. João.
Anotar-se-á que o Sr. Director interino do telejornal deveria ter informado sobre esta nota que foi feita -pelo que se deduz da palavra solicitada- apenas porque foi pedida.
O Sr. Chefe de Redacção tomará na devida nota que para se disciplinar é preciso ser-se disciplinado. Por isto agravo a penalidade de suspensão para dois dias à anteriormente determinada.
Comunique-se aos serviços.
Ramiro Valadão
Esta foi a "corajosa" decisão de Ramiro Valadão, Presidente do Conselho de Administração da RTP, à seguinte nota do Chefe de Redacção da RTP ao Director do Telejornal, sobre o incumprimento, na plenitude, das ordens sobre as transmissões das cerimónias do 5 de Outubro de 1972, que constam do texto acima reproduzido, mas que transcrevo para mais fácil leitura:
"Em resposta, solicitada, a propósito das circunstâncias que rodearam a reportagem das comemoraçõres do 5 de Outubro e que levaram o Exmº Presidente do Conselho de Administração a supender-me, por um dia, do exercício das minhas funções, tenho apenas a informar que comuniquei ao redactor da Agenda, Sr. Bessa Ferreira, a orientação que, a respeito, me dera, momentos antes, O Sr. Director do Serviço de Programas, do seguinte teor:
-Dar o maior relevo e importância às cerimónias oficiais;
- Não filmar quaisquer almoços de republicanos democráticos;
-Nas romagens aos cemitérios, filmar grandes planos, para não dar ideia de grandes concentrações.
Eis o que se me oferece dizer sobre o assunto.
Lisboa, 9 de Outubro de 2972".